Viagem ao Fundo do Mar se tornou a primeira das quatro séries de ficção científica para a televisão que o produtor Irwin Allen viria realizar: Perdidos no Espaço, Terra de Gigantes e O Túnel do Tempo. Protagonizada por Richard Basehard (como Almirante Nelson) e David Hedison (Capitão Crane), a série foi apresentada originalmente nos EUA, pela rede ABC, entre 14 de setembro de 1964 e 31 de março de 1968, num total de 110 episódios, divididos em quatro temporadas.
As duas primeiras temporadas de Viagem ao Fundo do Mar acontecem no imaginário de um futuro da década de 1970 e, nas outras duas, os acontecimentos giram em torno do futuro dos anos 1980. Com o desenrolar dos episódios, viu-se histórias fantásticas que exploravam tramas de espionagens e complôs, ambientadas em um cenário futurístico de ficção científica, em função da presença do submarino nuclear e seu arsenal. A tripulação do Seawiew enfrentou terríveis monstros de todo tipo e tamanho, sereias (!), terroristas, espiões, cientistas loucos e até alienígenas. Há histórias com visível influência da série Além da Imaginação (The Twilight Zone, 1959-64).
A série também mostra a participação dos diversos membros da tripulação, que têm uma presença fixa nos episódios, cada um desempenhando uma função e que de alguma forma acabam também envolvidos pela trama do episódio.
Os atores Del Monroe e Mark Slade participaram do longa-metragem e da série de tevê, como membros da tripulação. Del Monroe, que era o marujo Kwoski no filme, passou a ser chamado de Kowalski na série, teve grande destaque em quase todos os episódios. Mark Slade permaneceu somente na 1ª Temporada da série, interpretando o Marujo Malone.
Na época, os roteiristas não estavam acostumados a escrever para esse tipo de programa de ficção. Assim, produziam textos que giravam em torno daquilo que conheciam, com a diferença que as histórias eram situadas dentro de um submarino nuclear.
A 3ª Temporada de Viagem ao Fundo do Mar começou mostrando uma história com um lobisomem. Mas, logo os episódios passaram a mostrar os oficiais do Seaview envolvidos com uma tripulação nazista, dando a ideia de que a Segunda Guerra Mundial ainda continuava.
Nesta temporada, foram contadas duas histórias de espionagem e uma de perigo nos oceanos, rememorando a 1ª Temporada. Uma dessas três histórias falou sobre um governo estrangeiro hostil, que tentava roubar um novo mineral, fazendo uma lavagem cerebral no Almirante Nelson. A 3ª Temporada também ocorreu simultaneamente com a produção de outras séries de Irwin Allen — a 2ª Temporada de Perdidos no Espaço e a estreia de O Túnel do Tempo.
Exibição no Brasil: TV Record, TV Tupi, TV Bandeirantes, TV Globo, Fox, FX, Rede Brasil…